Profissional Liberal, Autônomo e Produtor Rural

Profissional Liberal, Autônomo e Produtor Rural

A consultoria contábil-econômico-financeira pode ser aplicada tanto para empresas e pessoas físicas quanto para profissionais liberais, autônomos e produtores rurais. 

Mas quem são os profissionais liberais, autônomos e produtores rurais? 

Ambos trabalham por conta própria, sem vínculo empregatício e sem necessidade de registros trabalhistas porque não possuem os princípios que norteiam o vínculo laboral: 

  • não eventualidade – contrato é contínuo, com horários definidos e regularidade no desenvolvimento da atividade em benefício do empregador;
  • subordinação – sujeito a ordens diárias de um empregador;
  • onerosidade – contraprestação pecuniária por parte do patrão; 
  • pessoalidade – não pode ser substituído por outra pessoa;
  • alteridade – risco do negócio não é repassado ao empregado, ou seja, independente do resultado financeiro da empresa, o empregado tem direito ao seu salário.

De maneira sucinta para esclarecer a diferença entre eles é:

  • O profissional liberal é uma pessoa física que necessita estar registrado a uma ordem ou conselho de classe, como por exemplo, advogados, dentistas, fisioterapeutas, psicólogos, dentre outras; 
  • O autônomo é uma pessoa física que não necessita estar registrado em conselhos de classe, como por exemplo, eletricista, pedreiro, pintor, cabeleireiro, vendedor, dentre outros;
  • O produtor rural, pode ser pessoa física ou jurídica, proprietária ou não, que desenvolve, em área urbana ou rural, a atividade agropecuária, pesqueira ou silvicultural, bem como a extração de produtos primários, vegetais ou animais, em caráter permanente ou temporário, diretamente ou por intermédio de prepostos.

Toda empresa precisa cumprir com as obrigações tributárias e manter a organização financeira para sobreviver no mercado. É assim também com o profissional liberal, autônomos e produtores rurais.

Nesse ponto, dispomos de serviços específicos nesta área:

Boas ideias, inovação, planejamento, conhecimento da área e determinação são essenciais para ter sucesso trabalhando por conta própria. Contar com o suporte qualificado dos contadores e economistas desde o início é essencial.

google-site-verification=przHC3b1zFdT5_KFM-goKgC38F0PlSzQvqGDpdkb48A

ESPERE!

Ficou alguma dúvida?

Estamos aqui, aguardando o seu contato!

Envie uma mensagem pelo formulário ao lado que em breve nossa equipe entrará em contato com você!